segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O Passeio Público


Ambiente agradável, reunindo arte, lazer, ar puro e (muita) História. O Passeio Público tem muito pra mostrar, pra quem é de Fortaleza e pra quem vem de fora.


Que o Passeio Público tem muita história pra contar todo fortalezense sabe. A mais antiga área de lazer da cidade viu vários acontecimentos relevantes do país durante sua existência: escravidão, abolição, revoltas, revoluções, fuzilamentos, tudo passou por ali (inclusive a primeira partida de futebol do Ceará!). O Passeio, depois de alguns anos marginalizado e esquecido (o que, de certa forma, acabou contribuindo pra sua preservação), é novamente uma das melhores opções de espaço público da cidade. 

(clique nas fotos para ampliar)

Excursões já são parte da rotina do Passeio.
 Como vemos nas fotos, o lugar vem atraindo gente de todas as idades, e pelo visto algumas operadoras de turismo já perceberam o potencial de passeios diferentes, ao invés do sol e mar tradicionais que levam os turistas a praias remotas todos os dias (e muitas vezes partem sem conhecer Fortaleza de verdade).

Passeio com vista para o mar.


O local conta com bastante mobiliário urbano e recebe atenção constante da equipe de manutenção, tendo sempre algum funcionário da Ecofor por perto. O piso plano e bem conservado, além da chegada de algumas melhorias após a reforma mais recente, como o café, tornaram o lugar um espaço de encontro bem valorizado, principalmente aos sábados, com a já tradicional feijoada de lá.
O Café do Passeio, em meio às árvores.

Podemos considerar que a revitalização do local é um exemplo de sucesso do que é possível ser feito no Centro, pois a reforma já aconteceu há alguns anos e os espaços permanecem bem preservados, sem qualquer marca de vandalismo, indo contra a cultura do pessimismo, que crê que a degradação dos espaços centrais é irreversível. Essa permanência das boas condições fez com que, pouco a pouco, a praça deixasse de ser mal vista como era há cerca de uma década atrás e fosse abraçada pela comunidade. A quebra do ciclo de preconceito com o espaço trouxe de volta antigos frequentadores e conquistou novos. Ações culturais e artísticas, como encenações teatrais e encontros de desenhistas acontecem regularmente por lá, dando ainda mais vida ao Passeio.
Nossa cidade às vezes é tão bela quanto desconhecida, para nós e pra quem está de passagem. Vamos conhecer Fortaleza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário