segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vila do Mar

Fomos conhecer o Projeto Vila do Mar, que está urbanizando a orla da cidade nos bairros da Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu.


O projeto, entre outras coisas, toca a construção da avenida Costa Oeste, que percorre a orla dos bairros e a estrutura, com a colocação de equipamentos públicos e comunitários, tais como calçadão, iluminação pública, saneamento e elementos paisagísticos, como o mirante Vila do Mar, nos moldes dos espigões da Avenida Beira Mar.



Um dos maiores méritos do projeto é resgatar a tanto a área, conhecida pela pobreza e violência, mas com belezas que acabam passando despercebidas para o resto da cidade, como a própria população, historicamente colocada à margem (literalmente) de Fortaleza.

casas no Cristo Redentor.










Encontro do Rio Ceará com o mar.

A avenida possui calçadão, nos moldes da avenida Beira Mar, com elementos de acessibilidade, e equipamentos como playground em sua extensão. Os brinquedos sofrem com o sol quente, como aqueles que já mostramos na Lagoa do Opaia, afastando as crianças durante o dia.

calçadão urbanizado.

Há um contraste muito interessante entre a Beira Mar, com seus hotéis altos e a Costa Oeste, residencial e de casas pequenas, se enxergando ao longe através da orla.

Praça de Santiago, lugar da primeira fundação de Fortaleza.

Na Barra do Ceará, as barracas de praia foram reformadas e padronizadas, e a região aparentemente é policiada com boa frequência.

polo de lazer na Barra do Ceará.

Por todo o calçadão a limpeza pareceu muito boa, bem como a avenida em si, bem pavimentada com paralelepípedos. Mas junto ao polo de lazer da Barra do Ceará, encontramos um pouco de lixo espalhado, uma pena.

População não coopera e o lixo aparece.

Claro que não está tudo perfeito, nem as obras chegaram ao fim, mas certamente essa já é uma nova opção de lazer que retorna para a região da Zona Oeste, ou mesmo pra quem vem de mais longe, fora as outras propostas de cultura, cidadania e inclusão que fazem parte do projeto para os habitantes dos bairros beneficiados.
O blog Fortaleza em Fotos também andou por lá e fez um ótimo post, que recomendamos, da mesma forma que dar uma volta e conhecer o local pessoalmente, vale bastante a pena. :)

Até a próxima!

(Texto escrito por Cleber Cordeiro.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário