terça-feira, 24 de julho de 2012

Caixa Cultural Fortaleza.

Essa semana visitamos a Caixa Cultural Fortaleza, inaugurada no mês de junho no antigo prédio da alfândega, na Praia de Iracema.

Ambientes externos da Caixa Cultural.

A obra já durava algum tempo, e, apesar de inaugurado, nem todos os ambientes estão funcionando, bem como a programação, que segundo funcionários, deve engrenar a partir de agosto, com mais exposições, espetáculos teatrais e shows.

De toda forma, o ambiente é muito agradável, como se pode ver nas fotos!


Ambiente externo bonito, mas todo em pedra portuguesa.
O prédio centenário foi reformado e adaptado.

Devido à inauguração recente e escassez de programação no momento, não vimos quase ninguém por lá, apesar de o vizinho Dragão do Mar contar com muitos frequentadores no mesmo dia.

Espelho d'água.
A decoração do jardim é bonita e diferente de outros locais da cidade.
Entrada do Teatro.

Quanto à acessibilidade, vimos algumas coisas legais, outras nem tanto. A entrada conta com calçada acessível, mas a mesma ocorre pela área externa, em pedra portuguesa, bem colocadas mas que podem exigir esforço para cadeirantes. O piso da área externa não tem elementos táteis, como o da calçada.

Piso tátil contrastando com o revestimento do passeio.
calçada acessível na entrada.

Dentro do prédio, elementos como rampa de acesso ao teatro parecem a contento, ainda que não atendam todas as normas NBR, sobretudo quanto ao corrimãos. Não entramos no teatro, para ver os locais reservados para cadeirantes, e também não conseguimos observar elevadores para acesso ao piso superior, devendo estar em local pouco visivel, pois há sanitários adaptados em ambos os pisos.

Rampa junto à entrada do teatro.
O café ainda não está funcionando.

Uma dos pontos negativos que nos chamou muita atenção, e que não é nem de responsabilidade exclusiva da Caixa Cultural, foi a recorrente não integração com o entorno, reproduzida do seu vizinho, Dragão do Mar. 

Apenas uma avenida separa os dois equipamentos, mas não há sequer uma faixa de pedestre pra auxiliar a travessia. Tampouco existe qualquer tipo de sinalização ou divulgação de atividades entre os dois.

Não há sequer uma faixa de pedestre.

Com a reforma do Dragão prevendo integração com a Biblioteca Pública e a tão falada revitalização do bairro, vamos torcer que sejam adotadas medidas de integração (às vezes tão simples como uma faixa de pedestres) por parte do poder público.

_____________________________________________________________________________________

A Caixa Cultural fica na Avenida Pessoa Anta, 287, com entrada pela Avenida Almirante Tamandaré, na Praia de Iracema, e funciona das 10h às 20h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário