quarta-feira, 23 de maio de 2012

Caminhando em frente aos bancos - parte 2.

Não muito longe da agência bancária de que falamos no post anterior fica esta outra, do mesmo banco, na avenida 13 de Maio, no Bairro de Fátima. Como vemos pelas fotos, ela pode servir de exemplo não só para a da avenida Pontes Vieira, como para várias outras pela cidade.

piso tátil e corrimãos estão por toda a área externa.
Nesta agência, o conceito de acessibilidade está por toda a área externa da mesma, beneficiando inclusive pessoas que não se direcionam a ela, com calçada adequada e piso tátil em toda a extensão.

vagas para PNE demarcadas.

rampa e corrimãos em alturas adequadas aos diversos tipos de necessidades.

O piso tátil e demais elementos convivem e sinalizam todo tipo de equipamento ao redor, como orelhões e postes, em conformidade com a legislação.

Rampa de acesso sinalizada e com baixa inclinação.

Além disso, não existe nessa agência aquela espécie de recuo que, na prática, serve para estacionamento e acaba desvirtuando a calçada. Todas as vagas estão demarcadas e não há possibilidade de estacionar em outro lugar sem caracterizar estacionamento irregular sobre o passeio, em virtude dos elementos de acessibilidade.
sinalização está em toda a calçada, que possui pavimento adequado.
É curioso como lugares que deveriam ser semelhantes podem ser tão distintos assim. Esse fato demonstra como não só a questão da acessibilidade, mas os tão falados conceitos de "integração ao entorno" e "responsabilidade social" ainda engatinham na prática. Esperamos que as reformas que tiveram início na agência do post anterior tenham como o objetivo a padronização e sigam as diretrizes em vigor. Um indício disso é que ao menos o piso em implantação no estacionamento parece o mesmo. Vamos acompanhar o andamento das obras esperando que mais locais sigam o bom exemplo desta agência em outros bairros também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário